quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

HISTÓRICO DA ESCOLA


EMEF. FERDINANDO SANTÓRIO, Vila Capixaba, Cariacica, ES. situada entre os bairros, Santa Cecília e Mucuri.

De 1968 a 1971,numa casa de madeira, de propriedade do Sr. Placidino Louzada, funcionou numa escola particular, contando com duas professoras, Aniversina Louzada( responsável pelo funcionamento da escola), Maria de Lourdes Savergnini,e duas serventes Elcidéia e Idalina que foram fundadoras. Tiveram ainda uma grande colaboradora Eurenita.
Por ser protestante o proprietário não aceitou mais a escola em sua propriedade devido às festas e celebrações que ali se faziam.

No dia 03 de março de 1972, num terreno do Estado, doado pelo então Governador Cristóvão Dias Lopes é criada a Escola Manancê Ferreira Couto, construída com materiais doados por Schinaider, morador do bairro Jucu em Viana,dono de uma Olaria.
A criação dessa atendeu ao pedido das professoras Aniversina Louzada e Maria de Lourdes Savergnini, Drª Maria da Penha Farias, Coronel Talma e do Padre Duque ( grande colaborador).
Contava com três salas, um gabinete, uma cozinha, dois banheiros;atendia a noventa e cinco alunos no turno matutino e quarenta e cinco no noturno pelo extinto Mobral.
Em 1982 foi demolida a escola antiga e construída a atual, que passou a se chamar "ESCOLA FERDINANDO SANTÓRIO" em homenagem ao pai do Ex-prefeito de Cariacica o Sr. Vicente Santório, hoje falecido.
Logo a seguir, Aniversina Louzada passa o cargo da direção para a primeira diretora Lúcia Botan, que administrou por três anos. Com sua saída assume o cargo a Srª Maria Freire de Assis que dirigiu a escola por dezessete anos. Ao sair passou o cargo para a professora Elisa Carrareto Rangel, a qual ficou na direção por quatro anos aposentando-se a seguir.
No dia quatorze de julho de 1997, assume o cargo de direção a professora Angela Maria Samora. Ao assumir a direção resolveu junto com a equipe da escola e a comunidade mudar a frente do prédio para melhor atendimento as crianças nos dias de chuva.
Assim, em junho de 1998, começou a reforma da frente da escola. Nessa data a Escola contava com um total de 486 alunos de 1ª a 5ª séries em dois turnos diurnos e mantinha no período noturno 2 turmas da EJA, com 40 alunos.
Já em 1999 a escola dispunha de 8 salas de aulas, 1 secretaria conjugada com a direção, 1 sala de professores, 1 sala para banda Marcial, biblioteca, sala de vídeo, cantina, depósito de merenda, cozinha, 2 banheiros para funcionários, 2 banheiros para alunos.
No dia 23 de março de 2000, foi fundada a sala de Informática e cidadania com parceria CDI, Vale do Rio Doce e a Prefeitura Municipal de Cariacica com a contratação dos instrutores responsáveis pela coordenação do curso.
Em 2001 foi criado o CORAL INFANTIL que recebeu o nome de BRILHO CELESTE, tendo a participação da professora Rosani Barcelos Fonseca, da Pedagoga Maria José Brusch e do Maestro Sansão. No mesmo ano, foi criada a Banda Marcial Mirim, tendo como regente Patrício.
No dia 24 de Junho de 2001 a Banda faz a sua primeira apresentação em Campo Grande, no 2º Festival de Fanfarras e ganha o seu 1º troféu.
Depois da diretora Angela, a nova diretora até o momento atual é a pedagoga Rinete Amabile.
Em outubro de 2009 ouve um avanço na história da educação do município de Cariacica, com a primeira eleição de diretores, onde os eleitos foram o professor de educação fisica do turno matutino Mario tendo como sua vice-diretora a nossa atual diretora Rinete amibile. Os eleitos tomarão possem em 18 de dezembro de 2009.
Parabéns a nova equipe desta Unidade de Ensino.

2 comentários:

  1. Legal conhecer parte da história do colégio. Estudei lá da primeira à quarta-séries (1985-1988), tendo como diretoria a "Tia Maria".

    Foi sem dúvida uma das melhores épocas da minha vida :)

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei nesta escola de 1987 a +- 1998. que saudades desta epoca , gostaria de rever os colegas desta epoca. meu face é gilmarferreira.

    ResponderExcluir